E seus fatores

Apesar de existirem recomendações com relação à temperatura ideal do ar-condicionado, não existe um consenso entre os usuários, justamente porque cada pessoa tem sua própria temperatura de conforto.

Existem pessoas que se sentem bem em ambientes mais frios e preferem naturalmente as baixas temperaturas. Já outras pessoas dificilmente sentem calor e preferem configurar temperaturas mais altas no aparelho de ar-condicionado.

Além disso, existe um hábito bastante comum entre usuários de ar-condicionado no verão: ligar o aparelho em temperaturas muito baixas na esperança de refrescar rapidamente o ambiente, e só então configurar a temperatura correta. Essa prática, além de ineficiente, pode sobrecarregar o aparelho.

Para encontrar a temperatura que ofereça conforto térmico sem danificar o ar-condicionado ou encarecer a conta de energia, é necessário avaliar diversos fatores:

  • o clima e a temperatura externa;
  • as particularidades de cada pessoa;
  • as vestimentas utilizadas no ambiente;
  • as recomendações dos profissionais de saúde.

Um ambiente agradável em época de calor não precisa ser frio, necessariamente. O ideal é encontrar um equilíbrio que permita refrescar o ambiente sem exageros, usufruindo do ar-condicionado com segurança e bom senso.

Artigo anterior
E enquanto o controle remoto não chega, como faço para usar o aparelho?

Comentários

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos que possuem são obrigatórios.